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Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica da instituição visa o desenvolvimento integral do educando baseada no interacionismo em que o indivíduo se desenvolve com interações em seu meio. Isto ocorre entre as relações interpessoais e intrapessoais. O compromisso é enfatizar os aspectos da vida do aluno, respeitando sua individualidade e valorizando a importância do seu papel nas transformações sociais, na construção e no exercício da cidadania.

Para enfrentar o desafio da qualidade de ensino, é preciso buscar uma formação ampla e integrada, para que o aluno, ao sair da escola, encare o futuro com segurança, e assuma com dignidade o seu papel de cidadão capaz de uma convivência solidária e responsável.

Para tanto a prática pedagógica está diretamente ligada à concepção de mundo do ser humano e suas relações cotidianas. O saber é uma progressão em que o professor toma a postura de mediador e facilitador do processo de interação com seus alunos. A partir dos saberes prévios dos alunos e da complexidade do aprender em suas dimensões sociocultural, afetiva e pedagógica, o professor desenvolve práticas significativas e contextualizadas desenvolvendo o raciocínio lógico do indivíduo.

O currículo está organizado em conteúdos e projetos, tendo como base o material didático do Sistema de Ensino Dom Bosco que se baseia em três perspectivas teórico-metodológicas: interacionismo, interdisciplinaridade e pensamento complexo. Este material está apoiado em perspectivas que valorizam a interdisciplinaridade e a contextualização, possibilitando que os conhecimentos sejam assimilados de forma dinâmica, gradativa e significativa. Os conteúdos são ligados com as questões sociais que marcam cada momento histórico.

Fazemos também nossos os quatro pilares básicos propostos pela UNESCO. Educar para CONHECER, FAZER, CONVIVER e SER.

"É preciso despertar a curiosidade e a autonomia dos alunos para que se tornem pessoas habilitadas a estabelecer relações entre os conteúdos aprendidos e as situações vividas. [...] aprender a fazer investimentos nas competências pessoais, a fim de que todos tenham as habilidades necessárias para acompanhar o avanço do conhecimento. [...] É preciso estimular a convivência entre os diferentes grupos e ensiná-los a resolver suas diferenças de maneira pacífica. [...] que as pessoas atinjam níveis de autonomia intelectual que lhes permitam formar seu próprio juízo de valor diante das mais variadas situações."

f t g m

Escola Libanio
Educação Infantil e
Ensino Fundamental

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